Quando procurado pela proprietária para elaborar o projeto do apartamento localizado no bairro da Liberdade em São Paulo, os primeiros questionamentos foram quanto a história e o contexto em que o edifício esta inserido. Sendo o bairro um marco para cultura asiática paulistana e o edifício Gama (projeto de Aron Kogan, década de 50), um marco modernista na paisagem do bairro.​​​​​​​
Para o apartamento, com 58m², foi proposto um layout que não alterasse tanto a planta original (dividida em sala, quarto, cozinha e banheiro), nenhum ambiente foi realocado, apenas adaptado para atender melhor aos novos moradores, configurado por um jovem casal e um gato chamado Nico.
Logo ao entrar no apartamento, havia uma parede dividindo um pequeno hall, que diminuía o tamanho da sala e barrava parte da entrada de luz ao ambiente. Essa parede foi demolida, mantendo-se apenas o pilar e viga,  resultando em um espaço mais iluminado, amplo e confortável.
A cozinha e área de serviço, na planta original, eram separadas por uma parede que foi removida para integrar com a sala. A bancada foi mantida no mesmo lugar, porem ampliada, avançando sobre parte da sala.
Na planta original, o acesso ao banheiro era apenas pelo quarto, e embora os proprietários gostassem da ideia de ter uma 'suíte', não queriam que as visitas tivessem que entrar necessariamente no quarto para acessá-lo. A proposta foi ampliar um pouco o banheiro em direção ao quarto de forma que fosse possível colocar uma outra porta de acesso também para a sala, ficando assim, com acesso pelos dois ambientes.
As esquadrias do apartamento, todas originais, de madeira e ferro, foram mantidas, apenas restauradas. As varias camadas de tinta, pintadas ao longo dos anos, impediam o bom funcionamento. Foram todas descascadas, tratadas e repintadas na cor branca.
Back to Top