Mobíliateca é uma galeria de curadoria, restauro e comercialização de móveis de designers do século XX. Criada por Bruno Ponceano e José Guilherme Ataide em 2021, além de comercializar, tem como objetivo resgatar e contar a história do design brasileiro e internacional.
A pesquisa é um dos pilares da marca, é através da bibliografia da época (livros, revistas e catálogos) que os restauros são feitos, preservando as características originais, concebidas pelos designers e executadas pelas manufaturas.
Entusiasta de um design não obvio, divertido e único, junto com a paixão e interesse por arquitetura e design, a Mobíliateca é o resultado do trabalho da dupla em busca de ressignificar peças e incentivar a economia circular, focada na restauração.
RESTAUROS
Com minha experiência em marcenaria, sou responsável pelos restauros de madeira da Mobíliateca. Além disso, acompanho de perto todo o processo de restauração, inclusive os serviços terceirizados, como tapeçaria, pintura e serralheria, pesquisando e elaborando fichas técnicas detalhadas de todas as etapas das peças para enviar aos profissionais. Veja abaixo alguns projetos de restauro ↓
LAFER MP-45
A poltronas 'MP-45', foi desenhada por Percival Lafer e fabricada pela Lafer em 1972 e propõem um sistema simples e eficiente de encaixe e desencaixe do encosto, que pode ser acoplado a lateral do assento e com a união de duas poltronas se torna uma cama de solteiro.
🔨 Através de pesquisas, foi possível resgatas os detalhes originais da peça para guiar o restauro. Os pés de jacarandá foram restaurados, evidenciando a cor e veios da madeira e protegendo a madeira e o estofamento foi feito de acordo com as bibliografias encontradas. 
(Imagem 1) Referência bibliográfica, Revista Manchete Ed. 914 (1969). (Imagem 2) Peça pré-restauro. (Imagem 3) Peça pós-restauro.
TIÃO
A 'Cadeira Tião', integrante da linha de assentos 'Drummond' projetados por Sergio Rodrigues para Oca e produzido pela manufatureira carioca Taba nos anos 1950, tem desenho simples e elegante e se destaca pela imponência de sua estrutura de jacarandá da Bahia e o assento de couro.​​​​​​​
🔨 Por mais danificada que a peça estivesse, com o restauro foi possível não apenas recuperar, como deixar a cadeira com uma aparência praticamente nova , sempre seguindo os acabamentos originais da peça. A estrutura de jacarandá foi tratada e a tapeçaria substituída.
(Imagem 1) Referência bibliográfica, Revista Design & Interiores Ed. 4 (1987). (Imagem 2) Peça pré-restauro. (Imagem 3) Peça pós-restauro.
LAFER MP-97
Desenhada por Percival Lafer e fabricado pela Lafer em 1960, a linha MP-97 foi responsável pela evolução do conceito de espumas injetadas apoiadas sobre base de madeira, nos anos 70. Seu estofado em concha é composto por uma peça única de espuma injetada revestida com tecido, apoiada por precintas sobre uma estrutura de madeira de jatobá.
🔨 A peça passou por vários estágios de restauro: tapeçaria, marcenaria e as precintas foram substituídas.
(Imagem 1) Referência bibliográfica, Acervo do designer (1970's). (Imagem 2) Peça pré-restauro. (Imagem 3) Peça pós-restauro.
SUÉCIA
A 'Linha Suécia', lançada em 1986 pela Lafer, introduziu a madeira de pinus elliottii aos mobiliários desenhados por Percival, fortemente inspirado pela estética européia.
🔨 O conjunto foi desmontado, lixado e após o acabamento, montado novamente. Dada a complexidade da peça, foi muito importante documentar todo o restauro, fotografando e etiquetando as peças e componentes. A tapeçaria também foi substituída, seguindo os padrões propostos pela Lafer nos anos 1980.
(Imagem 1) Referência bibliográfica, Acervo do designer (1980's). (Imagem 2) Peça pré-restauro. (Imagem 3) Peça pós-restauro.
RANGEL
A mesa de trabalho 'Rangel', foi desenhada por Sergio Rodrigues e fabricada pela OCA em 1965.  Com forte apelo brasileiro, as peças criadas por Sérgio Rodrigues, revolucionaram o design de móveis no Brasil, contribuindo para a construção da identidade moderna brasileira.
🔨 A  estrutura em madeira de jacarandá maciça, e tampo folheado, também em madeira de jacarandá, foram restaurados, renovando a aparência da peça.
(Imagem 1) Referência bibliográfica, Catálogo OCA (1960's). (Imagem 2) Peça pré-restauro. (Imagem 3) Peça pós-restauro.
Back to Top