O projeto do banco tem como referência os tradicionais brancos caipiras, clássico espontâneo do design nacional. O banco foi feito com sobras de madeira de caixeta maciça. As tábuas foram medidas e suas dimensões serviram de guia para o projeto, que precisava se adaptar a limitação das madeiras disponíveis. Com o projeto pronto, as madeiras foram cortadas na medidas exatas para a montagem do banco.
O banco consiste, basicamente, em duas partes independentes em formato de 'T' unidas e estruturadas por uma trava horizontal, conforme exemplo abaixo:
O banco foi montado com parafusos, mas para fazer uma alusão ao prego, escolha comum na montagem de bancos caipiras, foi utilizado cavilhas de madeira em tom contrastante ao da caixetas, evidenciando o furos dos parafusos.
O projeto de um banco caipira é relativamente simples quanto ao número de peças e montagem (neste caso, foram 7 tábuas de madeira e 16 furos no total), o principal desafio deste banco, foi desenvolver um desenho ergonômico e esteticamente interessante com o maior aproveitamento das chapas de madeiras já existentes
Vista frontal do banco
Vista superior e lateral do banco
Back to Top